NOME: Maria Markylyana Dias Soares

IDADE: 28 anos

FORMAÇÃO: graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar – UnP.

CARGO: Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
1.       


      O CORRESPONDENTE: Markylyana Dias você é a atual secretária da SEMTHAS, poderia nos esclarecer, de uma forma resumida, o que é a SEMTHAS e quais seus principais objetivos no município?


MARKYLYANA DIAS:   A SEMTHAS é um equipamento da gestão municipal que tem como premissa efetivar políticas públicas nas áreas de assistência social, habitação e trabalho em consonância com as prerrogativas nacionais.
Na prática é nosso principal objetivo promover o acesso aos direitos constitucionais e sociais inerentes a condição humana, mas que por situações sociais acabam não atingindo a todos. Uma diferença básica desta política pública comparada a outras, é o fato dela não ser para todos, como o SUS por exemplo. As políticas de assistência social, habitação e trabalho que nos cabe executar são para “aqueles que necessitam” como está dito na Lei Orgânica de Assistência Social.
E através das ações desenvolvidas pela SEMTHAS buscamos promover o protagonismo dos sujeitos e das famílias atendidos pelos programas, projetos, serviços e benefícios em âmbito municipal.
2.     


            O CORRESPONDENTE:  Há quanto tempo está a frente da SEMTHAS?

MARKYLYANA DIAS: Estou na gestão desde primeiro de julho de 2014, portanto há oito meses.
3.    

           O CORRESPONDENTE:  Quando recebeu o convite da gestão, qual sua reação? Pensou nos desafios, nas metas? Aceitou logo de cara?


MARKYLYANA DIAS: Ao receber o convite fiquei impactada, e ainda estou. Minha reação inicial foi de surpresa, muita surpresa. Sou funcionária pública municipal desde 2010, como técnica do CRAS II, jamais passou pela minha cabeça assumir a gestão da SEMTHAS, o convite foi uma grande surpresa. Logo não “aceitei de cara” pois não achava que daria conta das responsabilidades, achava que minha tinha as ferramentas e habilidades para assumir o cargo. Na verdade ainda tenho minhas dúvidas, o que me levou a aceitar o convite no segundo momento foi a confiança da gestão na minha capacidade, sempre digo que o Gestor viu algo que eu ainda não vejo. E mais ainda minha paixão pela assistência social, sou psicóloga de formação, mas um ser social. Não conhecia a política até 2009 quando assumir meu primeiro emprego na área e logo me apaixonei. Sinto um desejo de levar as pessoas o melhor que podemos oferecer enquanto serviço público, esse foi o motivo que me levou a aceitar. Estou certa dos meus erros enquanto gestora, caminho com a equipe buscando levar a SEMTHAS de Portalegre a ter eficiência. O terceiro motivo que me levou a aceitar é a qualidade da equipe, minha segunda paixão, temos um grupo pequeno, porém muito forte e determinado. Os profissionais da SEMTHAS compraram a ideia de sermos os melhores (muita pretensão). Mas acreditamos no potencial das pessoas e do município e sim temos uma das melhores equipes, porque existe a paixão pelo fazer profissional, a determinação e a coragem de tentar. Em gestão de pessoas diria que temos habilidades, competências e atitudes que fazem a diferença.
Ah sempre estou de olho nos desafios, são eles que me acordam de madrugada rsrs.
4.    
               O CORRESPONDENTE:      Fale-nos dos objetivos para a sua gestão em 2015?

MARKYLYANA DIAS: Em primeiro lugar, a SEMTHAS tem como objetivo qualificar nossa atuação, qualificar os serviços e programas.
De modo, mais específico objetivamos ampliar a capacidade de atendimento dos CRAS, potencializando os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Atualmente estamos atendendo aproximadamente 200 usuários entre crianças, adolescentes e pessoas idosas da zona urbana e rural, com o setor Sobrado, Belo Monte e Bom Sucesso.
O Serviço de atenção integral as famílias – PAIF teve expansão com os grupos de mulheres que foi ampliado na zona rural. Até 2014 os grupos de mulheres atendiam usuárias da zona urbana e sítio Sobrado. Em 2015 começamos a atender os sítios Pêga e Arrojado.
O Programa de atenção a Gestante realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde atendeu em 2014, 60 gestantes com entrega de 42 kits natalidade. O kit caracteriza-se como um benefício eventual para a gestante e o bebê, o qual contem 19 itens de vestuário e higiene. Queremos qualificar o atendimento a gestante em 2015, buscando garantir melhores condições a família e a criança que chega ao núcleo familiar e a comunidade.
O PAIF contempla ainda acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, beneficiários e famílias do benefício de prestação continuada e a realização de eventos na comunidade, palestras e campanhas informativas. Para esse ano, queremos ampliar nossas campanhas, aumentar seu alcance e impacto na comunidade. Deixando claro, que as campanhas são eventos de prevenção e enfrentamento a violências, seu caráter é de impacto social, não de evento festivo. Planejamos realizar esse ano: a Campanha de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, combate ao trabalho infantil, combate ao uso e abuso de drogas, semana de enfrentamento a violência contra a mulher, enfrentamento ao racismo. Temos ainda parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a realização da SEMANA DO BEBÊ, acho o evento mais fofo do ano, com os bebês de Portalegre. Mas o foco não é beleza e sim atendimento a primeira infância buscando melhorar o pré-natal, estimular o aleitamento materno e vacinação. São estratégias para reduzir a mortalidade infantil e materna. Queremos pactuar esse ano com a Secretaria de Educação a campanha Fora da Escola não pode, que visa enfrentar a evasão escolar. 
Bom temos ainda, o objetivo de implementar o serviço de atendimento em domicílio para pessoas com deficiência e idosos, que será desenvolvido nos CRAS.
Mas nossos objetivos tão contemplam os serviços, queremos capacitar as equipes, instrumentalizando-os com conhecimento e ferramentas para a efetivação do trabalho. Queremos melhorar a infraestrutura dos CRAS, sede da SEMTHAS e coordenação do Cadastro único.
Falando no Cadastro único é meta para 2015 fortalecer o monitoramento das famílias beneficiárias, potencializando o fluxo de desligamento e entrada de novas famílias ao programa.
Temos ainda o Programa de acolhimento familiar – AFAM que entra no seu quarto ano de execução. O programa foi implantado através do CMDCA, integrando os serviços da assistência social, o mesmo é mantido por meio de doações e participação de aditais. Conseguimos financiamento para executar as ações de 2015 através da Fundação Itaú Social, o que garante contratação da equipe de referência e promoção dos serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.
No âmbito da habitação, temos uma parcela de unidades habitacionais a serem concluídas nesse ano e buscaremos novas parcerias para atender um número maior de portalegrenses que ainda não acessaram o direito a moradia digna.
No que se refere a ações relacionadas a Trabalho, continuaremos com o PRONATEC, o qual tem proporcionado qualificação profissional a pessoas da comunidade. No próximo dia 13 de abril as 15:00 no CRAS I, estaremos realizando evento juntamente com o SEBRAE e coordenação regional do PRONATEC para entrega de 138 certificados aos participantes dos cursos de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Depilador, Agente de Gestão de resíduos sólidos, Preparador de Doces e Conservas e Horticultor orgânico. Vá nos prestigiar.
Nesse setor, pretendemos oferecer novos cursos, firmando parceria com Sistema S e PRONATEC. Além disso, vamos criar o Balcão de Oportunidade, onde faremos o cadastro das pessoas que participarem em cursos da SEMTHAS, e o cadastro de empresários e empreendedores locais, visando com isso, potencializar a entrada daqueles que passam pelos cursos no mercado de trabalho.
Veja bem, a pretensão é mais ou menos essa (risos) temos o plano de ação da SEMTHAS como marco orientador, todas as ações pensadas pela equipe estão postas para acompanhamento dos órgãos de controle interno e externo, e principalmente o principal agente de controle social, a comunidade.
Não poderia deixar de falar na proposta de fortalecimento dos conselhos municipais ligados a assistência social. Os conselhos são espaços de controle social e fiscalização das políticas públicas locais. Valorizando sua importância, estamos com o projeto de institucionalizar a Casa dos Conselhos, como sede dos conselhos municipais, constituindo-se como espaço democrático e autônomo de deliberação.
A SEMTHAS tem uma gama muito ampla de ações, certamente não consegui traduzir nosso propósito com essa primeira fala, mas fico feliz em poder levar ao leitor e a comunidade um pouco do nosso trabalho. Inclusive quero aproveitar para socializar que em dezembro de 2014 a secretaria ganhou o premio Destaque da mídia pela empresa de publicidade LOGOS, reconhecendo o trabalho de altíssimo nível desenvolvido por toda equipe do SEMTHAS.
Quero agradecer ao blog pelo espaço, a equipe da SEMTHAS pelo compromisso com o nosso fazer, as pessoas fantásticas que estão ao nosso lado nessa caminhada dentre elas Luiz Carlos anterior secretário da SEMTHAS que pacientemente continua nos ajudando e orientando na caminhada, ao prefeito municipal pela confiança e credibilidade na equipe e principalmente aos nossos usuários que nos ensinam milhares de coisas que a academia e os cadernos do Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome jamais conseguiram descrever ou mesmo mensurar.  

       O CORRESPONDENTE: Agradecemos a sua disponibilidade em responder e esclarecer um pouco para população o verdadeiro papel do SEMTHAS.

   MARKYLYANA DIAS: Eu quem fiquei grata pelo convite do Blog. 

  

Postar um comentário

 
Top