O fim da política do filho único foi anunciado pelo Partido Comunista da China nesta quinta-feira, 29. O anúncio foi feito na reunião anual do partido.

Com isso, todos os casais do país poderão agora ter dois filhos. Essa reforma põe fim a mais de 30 anos da política que limitava os nascimentos no país.

A China já vem adotando medidas de relaxamento do controle de natalidade desde o fim de 2013. Apesar das mudanças, pesquisas mostraram que o número de chinês que quer ter o segundo filho ficou abaixo do esperado.

Com o objetivo de reduzir os problemas de superpopulação na China, a política do filho único entrou em vigor entre o fim de 1979 e 1980.

Segundo especialistas, as medidas serviram para evitar que a população atual do país fosse de 1,7 bilhão de habitantes, contra os atuais 1,3 bilhão.

O envelhecimento rápido da população está entre os efeitos secundários mais prejudiciais da política do filho único para a China. Em 2012, pela primeira vez em décadas, a população em idade ativa caiu.


Postar um comentário

 
Top